A artista canadense Nicole Dextras vem chamando atenção com suas Weedrobes, roupas feitas de plantas que duram poucos dias e são imortalizadas pela fotografia. “Meu trabalho é efêmero, a fotografia é a única coisa que resta. Poucas pessoas podem ver ou vivenciar as instalações, então a fotografia permite que eu leve essa experiência a outro nível”, explicou a artista.
Ao costurar folhas, flores e ramos para montar um vestido, Nicole, que se define como uma “artista ecológica”, faz reflexões sobre o consumismo, a indústria da moda e a paisagem urbana. O processo todo é composto por quatro fases: após de montar a roupa, que é feita com espécies locais, a artista a veste em um modelo, que é fotografado em meio à paisagem urbana para destacar o impacto dos humanos no meio-ambiente. Depois, é montada uma intervenção em um centro comercial, onde o modelo interage com os passantes a cerca de questões ambientais. Para terminar, a roupa-escultura é instalada em um jardim ou parque para que se decomponha com o tempo.O interesse da artista por criticar a indústria da moda veio da infância. Nicole cresceu cercada de roupas na loja de sua mãe, e mais tarde trabalhou na área, onde conheceu as precárias condições de trabalho dessa área e os efeitos colaterais das químicas usadas no tratamento dos tecidos.“A filosofia do Weedrobes é no livre pensar e em incentivar o estilo pessoal enquanto aumenta a consciência sobre o impacto da indústria da moda em nosso ecossistema. Nossa ferramenta mais efetiva para a mudança é fazer com que os consumidores exijam produtos que não agridam o meio-ambiente. Usar roupas feitas de folhas pode não ser prático, mas nosso futuro depende da criação de vestimentas feitas com recursos sustentáveis”, declarou a artista.
Confira algumas das criações de Nicole Dextras:
Depois das sessões, os vestidos ficam exibidos em parques ou jardins para que se decomponham com o tempo
O vestido Camellia Countessa é feito inteiramente de galhos, folhas e flores
Minha opinião sobre essa reportagem
Achei maravilhosa a ideia que essa estilista teve em fazer isso.Sabe que eu também acho,que desde que nasci sempre gostei muito e plantas,árvores e flores,enfim da natureza.Também,sempre gostei muito de vestir roupas com estampas desse tipo,pois,a Moda,somos nós mesmos que inventamos,independente do que seja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário